Cursos do SENAR-AR/PE Foram Realizados em COMUNIDADES Rurais de ITAÍBA/PE e BUÍQUE/PE

As ações formativas do SENAR-AR/PE continuam a todo vapor através da parceria com o Sindicato Patronal Rural de Buíque, nesta semana ocorreram três cursos entre os dias 05 de 09.10. As cidades e comunidades comtempladas foram Sítio Brocas e Povoado de Negra em Itaíba-PE e Sítio Serrinha em Buíque-PE. Em uma carga horária de 112 horas, a formação profissional rural é a marca principal da parceria de sucesso entre o Senar e Sindicato Rural de Buíque, levando ao homem do campo um pouco de aperfeiçoamento, organização comunitária, educação, saúde, artesanato e muito mais.

Curso de Olericultura Básica I Módulo. Sítio Brocas, Itaíba-PE, 05 a 07/10/2020, com 9 inscritos. Instrutor: Elisandro Damasco Nascimento. "O curso é super importante para a divisão de paradigmas dos jovens trabalhadores rurais e para as mulheres empreendedoras locais. A partir o desenvolvimento das técnicas de implantação de hortas e plantio de hortaliças, a comunidade poderá vislumbrar mais uma possibilidades de ganhos para a complementação da renda familiar," ressaltou o instrutor. 

É importante ressaltar que a Olericultura é um dos principais ramos da horticultura que trata da produção e exploração de hortaliças, com por exemplo, alface, tomate, couve, cenoura entre outros produtos. E com o aumento da demanda por alimentos cada vez mais saudáveis, naturais e cultivados em sistemas de produção sustentáveis, as hortaliças têm ganhado espaço nas unidades familiares, e nos supermercados.

Curso Trabalhador na Suinocultura - Manejo do Rebanho de Suínos.  Povoado de Negras, Itaíba-PE, 06 a 08/10/2020, com 10 inscritos. Instrutor: Clido Alves. Um dos principais pontos desta ação é inserir os produtores rurais da melhor maneira para que possam ter uma boa rentabilidade em sua propriedade. Conscientizando para a realidade, principalmente, relacionada às questões sanitárias. O Curso veio para melhorar a suinocultura praticada por nossos pequenos produtores, pois a produção de suínos em família é perfeitamente viável, sendo mais uma alternativa para agregar valor, colocando no mercado um produto diferenciado.

Curso Trabalhador na Panificação: Bolos e Tortas. Sítio Serrinha, Buíque-PE, 05 e 09/10/2020, com 10 inscritos. Instrutora; Kátia Valéria. Um dos objetivos do curso foi levar aprendizado, motivação e incentivo, para melhorar a vida das pessoas que vivem na comunidade.

A MISSÃO 

*Do Sindicato Patronal Rural de Buíque é promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, representando os interesses dos produtores rurais, fortalecendo as relações institucionais na base territorial do município de Buíque. 

*Do Senar-Ar/PE é de realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.


Leonardo Silva
- Assessor de Imprensa e Comunicação -

Comentários

Postar um comentário