Saúde em DESTAQUE: Orientações FUNDAMENTAIS sobre o SETEMBRO AMARELO

Estamos no mês de setembro, mês de combate ao suicídio. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), tirar a própria vida é a segunda principal causa da morte para pessoas de 15 a 29 anos e já mata mais que o HIV. A cada 40 segundos, uma pessoa no mundo tira a própria vida e nestas estatísticas pelo menos 32 brasileiros se matam diariamente. Para cada caso fatal há pelo menos outras 20 tentativas fracassadas. Se houvesse prevenção, 9 entre 10 pessoas ainda estariam vivas, de acordo com a OMS.  Por esta razão, o psicólogo chileno Marco Antônio Campos, representante do Chile na Associação de Suicidologia para América Latina e Caribe, questiona: "Como podemos prevenir o suicídio se não falarmos sobre ele? Como podemos perder o medo da morte se não falarmos sobre isso?".

O psicanalista Tiago Corbisier Matheus, autor do livro Adolescência: Clínica Psicanalítica (Casa do Psicólogo, 2012) diz o seguinte: "Quando os jovens encontram, no meio virtual, possibilidades de circulação social, por um lado os pais acham 'ah, meu filho está dentro de casa, protegido'. Mas, ao mesmo tempo, eles estão expostos a uma série de outros estímulos que os pais desconhecem". No entanto, o problema não é a tecnologia e o que ela proporciona, mas sim a tendência de os pais sempre estarem mais predispostos a controlar os filhos do que realmente ouvi-los. De modo geral, a internet não é boa nem má, mas entre o adolescente e a tecnologia se faz necessário o gerenciamento dos pais. Deixar o filho solto não dá, porém, também não é algo que possa ser feito de forma invasiva.

Portanto, diante disso, o que podemos fazer? 1) Identificar essas fragilidades, ou tendência depressiva/suicida; 2) criar meios de ajuda construindo pontes relacionais; 3) escutar de maneira empática, isto é, escutar atentamente o que está sendo anunciado na sua fala de forma explicita ou não; 4) instruir o jovem a procurar ajuda profissional quando preciso; 5) discutir abertamente sobre o tal jogo e outros assuntos pertinentes. Sendo assim, é fundamental criar um espaço de fala onde os jovens expressem incômodos causados por qualquer jogo ou situação em que se envolveu, pois eles apresentam sinais que são verdadeiros gritos de socorro. Contudo, é de vital importância a presença dos pais fortalecendo vínculos afetivos com seus filhos estabelecendo confiança, de modo que os jovens tenham a certeza de um porto seguro. Afinal, sua presença é insubstituível, não tente substituí-la com presentes.

Daniel Lima Gonçalves - Psicanalista, Filósofo e Teólogo.

daniellimagoncalves.pe@gmail.com

Estudo permanente no Grupo de Estudos Psicanálise do Acolhimento - GEPA; Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi – GBPSF/ISFN; Licenciado em Filosofia – CESSF; Psicanálise Freud-lacaniana - Instituto da Psicanálise Lacaniana - IPLA; Bacharel em Teologia – FATIN; Especialista em Psicanálise e Teoria Analítica – FATIN; Especialista em Filosofia e Autoconhecimento: uso pessoal e profissional – PUCRS; Certificação Profissional em Neurociência - PUCRS; Pós-graduando em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia – PUCRS; Cursando a Formação na Clínica Psicanalítica de Adultos no Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem - CPPL-Recife; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas de Arcoverde - GEPPAR. Colunista do Blog Informativo Diverso, Jornal de Arcoverde e Jornal Mais Saúde. 

Comentários