MÍDIAS Sociais e SAÚDE Mental são os assuntos em DEBATE no Saúde EM DESTAQUE desta semana

Por: Daniel Lima (Psicanalista)

“Por falta de repouso nossa civilização caminha para a barbárie. Em nenhuma outra época os ativos, isto é, os inquietos, valeram tanto. Assim, pertence às correções necessárias a serem tomadas quanto ao caráter da humanidade fortalecer em grande medida o elemento contemplativo.” (Nietzsche, Humano, Demasiado Humano)

As mídias sociais é a pedra fundamental na nova conotação da interação humana e assumiu um papel importante em 2020 com o enfrentamento do novo coronavírus. Este ano vai ser historicamente lembrado como aquele da pandemia do Covid-19, quando bilhões de pessoas em todo mundo foram apresentadas a uma distopia da ameaça de um vírus mortal que remodela todo o comportamento social da humanidade. Quarentena, distanciamento social, trabalhos e estudos on-line, enxurrada de notícias e nervos “a flor da pele”. Muito se tem aprendido desse período inédito e, em grande parte, essa tem sido uma experiência virtual.

Antes, mesmo na internet, nossas trocas se davam em escala pessoal, era via e-mail, por exemplo, ou se você tem mais de trinta anos, vai se lembrar das salas de bate-papo, porém hoje é uma única voz falando para milhões de seguidores – não mais amigos, mas “seguidores”. Isso tem afetado as nossas interações sociais na vida real e gerado diversos tipos de sofrimento psíquico. Numa pesquisa recente da American Psychiatric Association se afirmou que mais de um terço dos usuários adultos de mídias sociais nos Estados Unidos avalia essa interação como prejudicial à sua saúde psicológica. Apenas 5% sentem que o uso das redes é positivo e 45% apontam prós e contras. Dois terços dos participantes da pesquisa sentem que as mídias sociais contribuem para o seu isolamento e solidão. Um número significativo de estudos relaciona o uso das redes a depressão, baixa autoestima e ansiedade social.

Segundo levantamento do We Are Social, de 2019, o brasileiro passa mais de 3 horas e meia por dia em redes sociais e tem em média 9 perfis diferentes – 130 milhões de brasileiros estão no Facebook e 69 milhões, no Instagram. São mais de 75 mil horas por ano investidas na agonizante conversa consigo mesmo diante do desejo de agradar o Outro, o que gera muitas angústias. Então, vem as perguntas: o que publicar? O que curtir? Como comentar? Qual será a opinião dos outros? O Brasil é o segundo país do mundo em presença nas redes sociais e onde muitos dedicam mais tempo ao Facebook, Instagram e outras redes do que a investir nas relações interpessoais com família e amigos. O nível de dependência do smartphone tem crescido bastante e consequentemente uma espécie de medo do desamparo e outras coisas mais.

O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, enfatiza que numa Sociedade do Cansaço estamos sempre fadados a falhar. Se não com o trabalho, com a família. Se não com a família, com os amigos. Se não com os amigos, com os projetos pessoais. O lamento do depressivo, “não posso mais…”, só é possível numa sociedade que crê que nada é impossível. “Não-mais-poder leva a uma autoacusação destrutiva e a uma autoagressão”. Portanto, é importante encontrar um equilíbrio, as mídias sociais não precisam ser vilãs – a escolha é sua – afinal, a conectividade também presta seu melhor serviço tornando possível trazer um pouco para perto quem está longe. Preste atenção a si mesmo e saiba lidar com seus limites.

Daniel Lima Gonçalves - Psicanalista.
daniellimagoncalves.pe@gmail.com

Membro Emérito da Sociedade Pernambucana de Estudos Psicanalíticos – SPEP; Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi – GBPSF; Psychoanalyst Member of International Sándor Ferenczi Network – ISFN;  Licenciado em Filosofia – FSF/CBEA; Bacharel em Teologia – FATIN; Especialista em Psicanálise e Teoria Analítica – FATIN; Certificação Profissional em Neurociência - PUCRS; Pós-graduando em Filosofia e Autoconhecimento – PUCRS; Pós-graduando em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia – PUCRS; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas de Arcoverde - GEPPAR. Colunista do Blog Informativo Diverso, Jornal de Arcoverde e Jornal Mais Saúde. 

Comentários