Comunidade do Sítio SERRA BAIXA recebeu Curso de AGRICULTURA ORGÂNICA através do Sindicato Patronal Rural de Buíque e do SENAR/AR-PE

Tomando todas as medidas de segurança exigidas pela vigilância sanitária, o SENAR/AR-PE, através do Sindicato Patronal Rural de Buíque realizou o Curso: Trabalhador na Agricultura Orgânica, que ocorreu entre os dias 11 e 13 do corrente mês, perfazendo uma carga horária de 24 horas. Quem ministrou este curso foi o instrutor Valdeci Barros. O curso contou com a participação de 10 inscritos, onde a maioria já produzem para o consumo familiar, sendo que o excedente acaba sendo vendido. 

Pesquisando sobre a agricultura orgânica nós encontramos diversas teorias, mas a que mais nos chamou a atenção é a que mostra sua definição como um sistema de exploração agrícola que se fundamenta no emprego de tecnologias alternativas que procuram tirar o máximo proveito da potencialidade da natureza, isto é, da ecologia e dos recursos naturais locais. Trata-se de um sistema de produção agrícola que privilegia a qualidade de vida do ser humano e a preservação do meio ambiente, utilizando-se sempre, e a qualquer custo, de práticas ecologicamente corretas, a fim de atender à demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis e à de agricultores, que buscam condições de trabalho favoráveis à qualidade de vida e à preservação do meio ambiente.

Para Silvânia (Pres. da Associação do Sítio Serra Baixa), os conhecimentos  adquiridos durante estes 3 dia será melhorado cada vez mais, pois os insumos que muitos tinham que adquirir nas cooperativa, sei que não vai ser mais preciso porque podemos fazer na propriedade onde tivemos a aula de como produzir a mistura comumente chamada NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) e que felizmente temos toda a matéria prima  em nossa mãos como as fezes e urina dos animais, as folhas e a cinza.

Ela ainda ressaltou a necessidade de agradecer a Deus primeiramente, por permitir este momento num tempo tão difícil que estamos passando e a Yolanda Andrade (Pres. do Sindicato Patronal Rural de Buíque e Coordenador do CMDRS) pela sua dedicação e carinho com os agricultores e ao SENAR que vem ajudando os agricultores a aprimorar mais os seus conhecimentos.

A MISSÃO 

*Do Sindicato Patronal Rural de Buíque é promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, representando os interesses dos produtores rurais, fortalecendo as relações institucionais na base territorial do município de Buíque. 

*Do Senar-Ar/PE é de  realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.


Leonardo Silva
- Assessor de Imprensa e Comunicação -
Sindicato Patronal Rural de Buíque

Comentários

Postar um comentário