INFORME PATRONAL: A COMUNIDADE DO SÍTIO MUNDO NOVO RECEBEU O SEGUNDO MÓDULO DO CURSO DE OLERICULTURA

Entre os dias 02 e 04 do corrente mês, foi realizado na Associação Comunitária Quilombola - Mundo Novo, zona rural de Buíque-PE, o 2º Módulo do Curso: Trabalhador na Olericultura Básica, ministrado pelo instrutor Elisandro Damasceno do Nascimento (Cooperata). Este curso é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, através da parceria com o Sindicato Rural de Buíque, e cooperação da Associação Comunitária da Comunidade do Mundo Novo.

Esta ação de parcerias teve como objetivo: promover a formação profissional para o cultivo orgânico de hortaliças, visando a obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e menor agressão ao meio ambiente. Os participantes deste curso aprenderam sobre o preparo do solo, compostagem, produção de mudas, plantio, tratos culturais, controle de pragas e doenças, colheita e beneficiamento, custo de produção e comercialização.

O termo Olericultura é derivado do latim "olus" hortaliça e "colere" cultivar e, portanto, é utilizado para designar o cultivo de certas plantas de consistência herbácea, geralmente de ciclo curto e tratos culturais intensivos, cujas partes comestíveis são diretamente utilizadas na alimentação humana, sem exigir industrialização prévia.(¹)

A MISSÃO do Sindicato Patronal Rural de Buíque é promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio, representando os interesses dos produtores rurais, fortalecendo as relações institucionais na base territorial do município de Buíque. Já o Senar-Ar/PE tem a MISSÃO de  realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

Leonardo Silva
Departamento de Imprensa e Comunicação
Sindicato Patronal Rural de Buíque

(¹)http://agriculturaifbaianocatu.blogspot.com/2012/11/o-que-e-olericultura.html

Comentários