SECRETARIA DA MULHER DE PERNAMBUCO ASSINA PROJETO "ELA PODE" DE EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA FEMININA

A Secretaria da Mulher de Pernambuco e o Instituto Rede de Mulher Empreendedora assinaram, na terça-feira (25), um Termo de Cooperação Técnica para capacitação de mulheres através do projeto Mulher de Negócios – Ela Pode. A expectativa é multiplicar o número de mulheres com interesse para o empreendedorismo nas 12 Regiões de desenvolvimento de Pernambuco.

A partir de julho serão realizadas capacitações em 40 municípios do estado alcançando 1.200 mulheres. A coordenadora de Trabalho e Renda da SecMulher-PE, Carolina Malinconico, explica que a meta é capacitar 5.500 mulheres empreendedoras até o final de 2020 em todo o Estado. “Essas mulheres se tornarão multiplicadoras do empreendedorismo fortalecendo atividades nas regiões de acordo com o perfil produtivo levando conhecimento com fortalecimento sociopolítico, produtivo, empreendedor e tecnológico para as pernambucanas”, explica.

O projeto vai trabalhar com temas de empreendedorismo, e softskills (motivação, autoestima, autoconfiança, assertividade, foco e tomada de decisão) utilizando a metodologia do Programa Ela pode, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o apoio da empresa Google.

A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, ressalta que as mulheres representam cerca de metade da população mundial e sua participação econômica pela via do empreendedorismo tende a produzir efeito multiplicador no crescimento econômico da sociedade. “A inclusão produtiva das mulheres mediante o empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias”, esclarece. Segundo estudo da Mckinsey Global Institute, a promoção da igualdade de condições de trabalho promoveria um incremento de cerca de 30% do produto interno bruto (PIB) brasileiro.

Portanto, existe uma correlação positiva entre maior produtividade econômica da mulher, principalmente de empresárias, e o crescimento econômico de um país (Weeks & Seiler, 2001). Além disso, o empreendedorismo representa forma relevante de empoderamento da mulher, contribuindo para a sua autonomia econômica, social, cultural e política.

Daianny França Saldanha, Coordenadora do Instituto Rede Mulher Empreendedora representou a presidente do instituto, Ana Lucia Pedro Fontes, na assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que aconteceu no 48º Fórum de Gestoras dos Conselhos Municipais, em Itapissuma.

Fonte: Secretaria da Mulher de Pernambuco

Comentários