SINDICATO RURAL DE BUÍQUE E SECRETARIA DE AGRICULTURA MUNICIPAL PARTICIPARAM DO "DIA DE CAMPO - FORRAGEIRAS PARA O SEMIÁRIDO" NA URT DE SÃO JOÃO-PE

Na manhã desta quarta-feira (31) o Sindicato Patronal Rural de Buíque, na pessoa de Yolanda Andrade, levou um grupo de produtores e técnicos sindicalizados da cidade de Buíque e Tupanatinga para participarem do DIA DE CAMPO - FORRAGEIRAS PARA O SEMIÁRIDO - PECUÁRIA SUSTENTÁVEL, que foi realizado na URT (Unidade de Referência Tecnológica) de São João-PE, tendo inicio as 8h00 e terminando as 12h00. Quem também se fez presente ao lado do seu Secretário de Agricultura, Aldy Régis, foi o Prefeito do Município de Buíque, Arquimedes Valença, participando atentamente de todos os momentos. O presidente da Faepe (Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco), Pio Guerra, esteve presente em todos os mementos. Representantes de vários municípios, entre secretários de agricultura, presidentes de sindicatos, técnicos e produtores passaram por 3 estações, onde eram debatidos os seguintes assuntos: Aplicativo Orçamento Forrageiro; Cactáceas e Lenhosas; e Gramíneas Anuais e Perenes.



Segundo o "Informativo" cedido pela equipe responsável, o Projeto Forrageiras para o Semiárido - Pecuária Sustentável é uma iniciativa do Sistema CNA e Embrapa e tem o propósito de recomentar forrageiras para sistemas pecuários localizados em áreas mais sustentáveis a seca. Para Yolanda Andrade, Presidente do Sindicato Patronal Rural do Município de Buíque, este aprendizado vem beneficiar não somente os produtores presentes neste DIA DE CAMPO, mas toda uma comunidade através do conhecimento repassado por seus representantes.

É importante ressaltar que o Objetivo principal desta ação é: difundir a experiência de produtividade de diferentes forrageiras com potencial para produção de forragens em áreas com precipitação pluviométrica reduzida e que podem ser utilizadas como alimento para os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos. 

Em conversa com um dos participantes, ele contou que ficou muito interessado no aplicativo Orçamento Forrageiro, pois tinha dificuldades quanto ao manejo ideal das forrageiras em sua propriedade, no entanto estas informações estão bem mais próximas.

Comentários