EXU RECEBE CURSO DE FORMAÇÃO PARA GESTORES DE TEATRO E CIRCO - ATIVIDADE GRATUITA DO PROGRAMA PERNAMBUCO CRIATIVO RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 20/11

Normando Siqueira - Oficina é direcionada aos artistas de teatro e circo
A procura por cursos de formação nas escolas e nos cursos livres de teatro e circo só aumenta. Ao sair do estágio de formação, muitas (os) recém formadas(os) e artistas criam novos grupos e coletivos como forma de se inserirem no mercado de trabalho cultural. Diante deste cenário da cultura local, que a Cia 2 em Cena propôs o Curso de Formação para Gestores de Grupos, Trupes e Cias de Teatro-Circo à convocatória do Programa de Formação Pernambuco Criativo. A iniciativa tem por objetivo apresentar caminhos e soluções de gestão aos empreendimentos coletivos e grupos artísticos na área de Teatro e Circo.

O curso que já aconteceu na cidade de Pesqueira, acontecerá novamente agora na cidade de Exu. Será ministrado pelos gestores e integrantes da Cia 2 em Cena – Alexsandro Silva e Arnaldo Rodrigues, visa apresentar estratégias para uma gestão eficaz, por meio da apresentação de conceitos como “Visão”, “Missão”, “Eixos de Trabalho”, “Planejamento Estratégico, Tático e Operacional” além de tratar sobre “Mecanismos para Captação de Recursos” junto a iniciativas públicas e privadas. A formação acontecerá no Colégio Municipal Bárbara de Alencar, durante o ATO – Festival de Teatro e Dança, entre os dias 21 a 25 de novembro de 2018. O horário do curso será das 14h às 18h.

O Curso de Formação de Gestores de Grupos, Trupes e Cias de Teatro-Circo foi aprovado pela convocatória pública feita pelo Programa Pernambuco Criativo em 2018, fruto de convênio entre a FUNDARPE e o Ministério da Cultura. A atividade é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas através do Mapa Cultural de Pernambuco. Público-alvo:  Jovens e adultos, que sejam artistas profissionais ou amadores que atuam na área de Teatro e Circo.

Facilitador Alexsandro Silva

Licenciado e bacharel em Letras, Alexsandro Silva tem formação técnica em interpretação teatral e possui formação livre em dramaturgia, direção, palhaçaria, produção e pesquisa cênica. Além de atuar como ator e dirigir espetáculos teatrais, destaca-se o seu trabalho com formação, na qual ministrou cursos e oficinas em projetos, festivais e circuitos de teatro, dentre eles “Um Corpo para o Teatro”, “Um Corpo para o Teatro de Rua”, “Interpretação Teatral”, “Iniciação à Palhaçaria” entre outros. É integrante da Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança e atua como gestor cultural, encenador, dramaturgo e Palhaço.

Facilitador Arnaldo Rodrigues

Graduado em Administração, Arnaldo Rodrigues é ator, Palhaço, Bailarino, Produtor Cultural e Pesquisador Cênico. Tem formação técnica em interpretação teatral e formação livre em Palhaçaria, dança contemporânea, produção cultural e pesquisa cênica. É integrante-fundador da Cia. em Cena de Teatro, Circo e Dança onde atua como Pesquisador, Palhaço, Ator, Diretor de Movimento e Produtor Executivo.

PERNAMBUCO CRIATIVO – O Programa tem origem no convênio assinado em 2012 entre a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Economia Criativa. Foi criado com a finalidade de promover ações de formação para o desenvolvimento e fortalecimento da Economia da Cultura no Estado.

PARCEIROS DO PROGRAMA PERNAMBUCO CRIATIVO NESTA AÇÃO

3a edição ATO – FESTIVAL DE TEATRO E DANÇA

Ato – Festival de Dança e Teatro é um iniciativa que surge no ano de 2016 para ocupar o quadro de atividades das escolas ao proporem ações que dialoguem com o ensino de arte, especificamente o teatro e o circo. A iniciativa usa a metodologia de ocupar, por 3 meses, as escolas com atividades lúdicas como conversas, aulas e oficinas. Ao final deste processo, os estudantes participantes definem uma peça cênica e formar grupos permanentes de teatro e circo. ATO está voltado ao ensino de teatro e circo e busca pela ampliação e formação de plateia. Mais informações, acompanhe AQUI

Orientações para inscrição no Mapa Cultural de Pernambuco

O Mapa Cultural de Pernambuco é uma plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria da Cultura do Estado do Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Interessadxs devem criar perfil na plataforma para depois inscrever-se na atividade, pelo endereço.

SERVIÇO

Curso de Formação de Gestores de Grupos, Trupes e Companhias de Teatro-Circo
Realização da Cia 2 em Cena
Facilitadores Alexsandro Silva e Arnaldo Rodrigues

Etapa 2 – Realização do Curso no município de Exu
Colégio Municipal Bárbara de Alencar
Endereço: R. Bárbara Alençar, 246, Exu – PE, 56230-000
Datas: 21 a 25 de novembro de 2018
Horário: Das 14h às 18h
Inscrição online no MAPA CULTURAL

—-
Programa Pernambuco Criativo
secultpeformacao@gmail.com
+55 81 3184 3020

Fonte: Cultura.Pe.Gov





APOIO CULTURAL:

Comentários