20º FESTCINE ANUNCIA OS CURTAS SELECIONADOS PARA AS MOSTRAS COMPETITIVAS

Arte/Divulgação - A identidade visual
desta edição evidencia o entorno do
Cinema São Luiz
Sessenta e quatro curtas pernambucanos vão participar das duas mostras competitivas do 20º FestCine, o Festival de Curtas de Pernambuco. Realizado pelo Governo de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife, o FestCine vai ocupar o Cinema São Luiz entre os dias 03 e 08 de dezembro. O processo de inscrição foi realizado, pela primeira vez, via Mapa Cultural de Pernambuco; e 209 filmes das 4 macrorregiões do Estado foram enviados – um recorde.

Para a Mostra Competitiva Geral, foram selecionados 51 filmes, sendo 3 de animação, 13 documentários, 15 de ficção, 5 de videoarte/experimental e 15 videoclipes. Já na Mostra de Formação, serão exibidos 13 curtas, sendo 2 animações, 7 documentários e 4 de ficção. Do total de obras selecionadas para as duas mostras, 25 foram dirigidas por mulheres, cerca de 40% da programação.

Confira AQUI os selecionados

“O Festival chega à sua vigésima edição reafirmando e incentivando o olhar para a produção audiovisual local. A história do FestCine é marcada pela exibição dos primeiros curtas-metragens de realizadores que hoje são reconhecidos até internacionalmente, então, é com grande alegria que damos continuidade a um evento que representa tanto para toda a cadeia do cinema e da produção audiovisual pernambucana”, celebra Antonieta Trindade, Secretária Estadual de Cultura.

“Grande celeiro de produção audiovisual, Pernambuco e principalmente Recife têm vocação para gerar profissionais sensíveis e inovadores. Por isso os poderes públicos precisam se manter articulados – e o fazem – para potencializar e fomentar o surgimento de novos talentos por trás das câmeras”, diz o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

Este ano, os selecionados concorrem a um total de R$ 58,5 mil em prêmios. Além do Troféu Fernando Spencer para a mostra Competitiva Geral nas categorias de direção, fotografia, roteiro, produção, direção de arte, ator, atriz, entre outras.

De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no Festival também é um aspecto que estamos fortalecendo nesta edição, com a realização de sessões especialmente direcionadas a este público; e na grade de formação cultural, as mulheres têm prioridade, são o público-alvo de oficinas que serão ofertadas em parceria com o FERA (Feminismo e Equidade para Reinventar o Audiovisual)”.

MAIS OFICINAS
Estão abertas as inscrições para mais 3 oficinas: “Documentando”, “Estratégia de Marketing Digital para o Lançamento de Filmes” e ainda “Inspire – a respiração como base da transformação”. Saiba mais AQUI

COMISSÃO DE SELEÇÃO 

Confira os integrantes da Comissão de Seleção 

> Mostra Competitiva Geral:

Matheus José Nicolau de Oliveira Lins (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Luciana Alves Campelo Poncioni (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Frederico Costa Moreira (FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes)
Jeorge Manoel Pereira da Silva (BRAVI – Brasil Audiovisual Independente)
Márcio Batista de Lima (FCCR – Fundação de Cultura da Cidade do Recife)
Bernardo Lessa Brito Ribeiro (FUNDAJ – Fundação Joaquim Nabuco)

> Mostra Competitiva de Formação:

Matheus José Nicolau de Oliveira Lins (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Andrea Mota Silveira (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Hugo Leonardo Fulco Santos (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Priscila Angela Urpia de Moura (ABD/APECI – Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas e FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes)
Rafael dos Santos Barreira (ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação)
Djair Almeida Freire (FCCR – Fundação de Cultura da Cidade do Recife)

Para mais informações, entre em contato através do e-mail festcinepe@gmail.com ou telefone (81) 3184.3016


Fonte: Cultura.Pe.Gov





APOIO CULTURAL:

Comentários