PROJETO SONORA BRASIL APORTA MAIS UMA VEZ NA CIDADE DE BUÍQUE, AGRESTE PERNAMBUCANO

O Setor de Cultura do Sesc Ler Buíque convida a população buiquense para prestigiar mais uma ETAPA do Projeto Sonora Brasil,o tema em destaque nos estados das regiões Norte e Nordeste é "Bandas de música: formações e repertórios", que em 2017 estava pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O evento acontecerá neste dia 17.07 (TERÇA), na Praça Major França, às 20h. O Sonora Brasil completa este ano duas décadas de circulação pelo país. Promovido pelo Sesc, já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.

‘Bandas de música: formações e repertórios’ traça um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. Têm origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação. Com a intenção de recuperar repertórios originais, históricos ou recentemente compostos, o Sonora Brasil traz quatro formações distintas, sendo três representando os grupos tradicionais que se apresentam nas ruas e nas praças e um representando o segmento da música de concerto com repertório inspirado na sonoridade das bandas. 

O GRUPO:

Banda Manauense (AM): Grupo formado por músicos da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. A sonoridade do grupo e o repertório fazem referência aos antigos ranchos carnavalescos que precederam os blocos de carnaval e as escolas de samba no carnaval carioca, dos quais Ameno Resedá é o mais lembrado hoje.

O projeto Sonora Brasil, inclui a Banda Manauense em sua circulação com o propósito de trazer ao público um recorte muito especifico derivado das bandas tradicionais de origem militar. Essas formações, de um modo geral, contavam com a participação de músicos oriundos dessas bandas e os repertórios ganharam contornos próprios à formação e ao contexto social no qual os grupos estavam inseridos.

O grupo é formado pelos músicos Cláudio Abrantes (flauta), Jonaci Barros (saxofone), Vadin Ivanov (clarinete), Rodrigo Nunes (bombardino), Paulo Dias (trompete), Carlos Alexandre (sousafone), Ronalto Alves “Chinna” (percussão) e Neto Armstrong (banjo).




APOIO CULTURAL:

Comentários