PROJETO DE GESTÃO COMUNITÁRIA DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA FOI TEMA DE REUNIÃO DA CÁRITAS DIOCESANA DE PESQUEIRA NA CIDADE DE BUÍQUE

Imagens: Leonardo Silva
Na manhã desta terça-feira (05), representantes da Cáritas Diocesana de Pesqueira apresentaram para autoridades locais e parceiros do município de Buíque, o Projeto de Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’Água que será executado pela instituição a partir deste mês de junho. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal da Mulher de Buíque.

Participaram da reunião o prefeito da cidade, Arquimedes Valença; a coordenadora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Buíque, Yolanda Barros; a secretária da Mulher do município, Santina Oliveira; o secretário de Agricultura, Aldy Régis; o representante da diretoria da Cáritas Paroquial Santana de Buíque, Jaílson Melo; bem como, a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, o coordenador de Projetos da instituição, Joseilton Evangelista e o assessor técnico e agente Cáritas, Francimário Gomes.
O projeto consiste na revitalização de dois sistemas comunitários de abastecimento d’água situados nas comunidades rurais de Pilõeszinho e São Lourenço; no desenvolvimento de processos comunitários de gestão dos sistemas na perspectiva de sua sustentabilidade e, consequentemente, na geração de um referencial que possa orientar a gestão de outros sistemas comunitários de abastecimento d’água no estado de Pernambuco.
Para Neilda Pereira, o objetivo do projeto é desenvolver uma experiência voltada para um sistema simplificado de água, olhando principalmente para a gestão comunitária. “O objetivo do projeto é reativar sistemas que já foram implantados no município de Buíque para que a água chegue nas famílias. O mais importante, contudo, não é somente a chegada da água, mas associado a isso construir um sistema de gestão e participação coletiva onde a comunidade entenda seu papel para a sustentabilidade do sistema”, finaliza.  
A primeira etapa do projeto atenderá famílias das comunidades de Pilõeszinho, Barrocão, Gravatazinho, Pedrinha, Várzea Grande e Zé Gomes. A segunda etapa atenderá as comunidades de São Lourenço, Cabo do Campo, Kalumbi, Farçola, Retiro e Zacarias. Ao todo, 270 famílias serão beneficiadas diretamente, um total de 1.164 pessoas.
“O projeto será de grande importância devido a questão da água, principalmente para essas famílias das zona rurais, que já sofrem tanto no período da estiagem. A expectativa é boa para a gente acabar com esse problema de falta de água nessas comunidades”, reforçou o prefeito Arquimedes Valença.

O projeto de Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’Água é uma realização da Cáritas Diocesana de Pesqueira –  em parceria com a Prefeitura Municipal de Buíque – e tem o apoio do Instituto Coca-Cola Brasil, Fundação Coca-Cola, Avina Américas e Fundación Avina.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira
Imagens: Leonardo Silva



APOIO CULTURAL:

Comentários