SESC LER BUÍQUE REALIZARÁ PALESTRA SOBRE PATATIVA DO ASSARÉ: LITERATURA E LINGUÍSTICA, NO AUDITÓRIO DA ETE CYL GALLINDO

O Departamento de Cultura do Sesc Ler Buíque comunica que no dia 26 de abril estará realizando uma Palestra com o tema: Patativa do Assaré: Literatura e Linguística, no Auditório da Escola Técnica Jornalista Cyl Gallindo. Os palestrantes são professores da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, Gilberto Cosme de Farias (Linguística) e Carlos Alberto de Assis Cavalcanti (Literatura), ambos serão mediados pelo Poeta e Membro do Departamento de Imprensa do Município de Buíque, Leonardo Silva. 

É importante ressaltar que Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva) (1909-2002) foi um poeta popular, compositor, cantor e repentista brasileiro. Foi um dos maiores poetas populares do Brasil. Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. Projetou-se com a música "Triste Partida" em 1964, uma toada de retirantes, gravada por Luiz Gonzaga, o rei do baião. Seus livros, traduzidos em vários idiomas, foram tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

PALESTRANTES:

*Gilberto Cosme de Farias (PE)5 de maio de 1955. Possui Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Severino Sombra - RJ (1986 - 1987). Professor da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. Lecionando em diversas disciplinas no curso de Letras nas áreas de língua portuguesa e linguística.


*Carlos Alberto de Assis Cavalcanti (PE), 28 de fevereiro de 1955. Mestrado em Teoria da Literatura (2007), pela UFPE; especialização em Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (1992); graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (1986). Professor efetivo da AESA-CESA, área de Letras.

MEDIADOR:

*Leonardo Rogério da Silva (PE), 31 de janeiro de 1983. Terminou o Ensino Médio da Escola Duque de Caxias (Buíque-PE) em 2007. Já participou de diversos cursos: Curso de Desenvolvimento Gerencial (SEBRAE); Curso de Dinâmica Para Lideres - CDL (Diocese de Pesqueira); Curso de Crítica Cinematográfica (Sesc Ler Buíque); Curso de Poesia Popular (Sesc Ler Buíque). Contribuiu na elaboração do Planejamento Estratégico de Cultura da Região do Agreste Meridional (FUNDARPE). Participou do Laboratório de Estudos sobre Graciliano Ramos (Sesc Ler Buíque). Participou da Jornada Literária Portal do Sertão, como Assistente de Produção e Poeta (Sesc Pernambuco), entrou tantos outros encontros e oficinas. É Poeta e Blogueiro, atualmente faz parte do Departamento de Imprensa da Prefeitura Municipal de Buíque.

Comentários