SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI CHEGA AO FIM, COM DIVERSAS AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

De 23 a 27.10 aconteceu a Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes Aegypti, uma parceria da Secretaria de Saúde, Setor de Edemias, Secretaria de Educação e Assistência Social. As ações desenvolvidas foram: Cadastro do SUS; Ação Educativa; Mutirões de Limpeza; Produção de Murais Informativos, Gincanas; Atividades Lúdicas e Rodas de Conversa.


As atividades aconteceram nos postos de saúde, nas escolas da rede municipal e estadual, levando conscientização para professores e alunos, pois a campanha só terá êxito se toda a comunidade participar. Durante as panfletagens observamos que as pessoas fazem pouco caso da mobilização, no entanto, quando ficam de cama reclamam que não houve ação para alertar sobre o mosquito.
Prevenção - Para manter a população livre do Aedes aegypti - mosquito que transmite a dengue, a chinkungunya e a zika - é necessário eliminar toda a água parada. Manter calhas sempre limpas, garrafas viradas para baixo, lixeiras fechadas e tonéis e caixas d’ água tampadas são iniciativas importantes para o combate. 

Leonardo Silva

Comentários