Buíque recebe certificado e está entre as melhores 100 cidades do Brasil

Na manhã desta sexta-feira Buíque no agreste pernambucano recebeu da UDB ( União Brasileira de Divulgação) o certificado da pesquisa que coloca a cidade entre uma das 100 melhores do país.

Mesmo diante de uma crise sem precedentes Buíque que já foi a cidade com o mais baixo índice de desenvolvimento do Brasil, está conseguindo de forma planejada se reerguer e em 210 dias de uma nova gestão já está colhendo alguns frutos do trabalho intenso.

Em 8 meses de gestão foi reaberto o único hospital municipal com atendimento médico todos os dias, diversos exames já foram realizados através de parcerias como os amigos do peito e outros, já foi realizada a compra de um ônibus confortável para o transporte de pacientes fora do domicílio e foram comprados centenas de aparelhos e equipamentos para saúde. Além da compra de fardamentos escolares para mais de 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Buíque também reativou a Banda Marcial do Município com um investimento de mais 60 mil reais em novos instrumentos musicais e ainda na Secretaria de Cultura e Lazer promoveu a participação dos artesãos para participar da FENEART e também resgatou grandes festas tradicionais colocando a cidade novamente na rota do melhor Carnaval e mais seguro do interior.

Na Secretaria de Agricultura diversas cisternas foram adquiridas através das parcerias entre Estado e Município. E, como boa trajetória o município já ocupa uma vaga na mesa diretora do Condomar (Consórcio Dom Mariano de Municípios).

Estradas feitas através da Secretaria de Obras já somam centenas de quilômetros e através delas foi possível aumentar a oferta de ônibus escolares. Juntos se tornam a mistura perfeita para que o aluno frequente a escola. Na Educação por sua vez fardamento gratuito e merenda escolar de boa qualidade somam o quadro e a perspectiva de melhora no ensino. O aumento dado pelo Governo Federal foi repassado de forma integral pelo gestor municipal fazendo com que professores tenham mais condições de ir ao trabalho e chegar a melhor qualidade no ensino.

Na Assistência Social cerca de três mil cobertores foram doados às famílias carentes com recursos próprios, pois o município tem um dos invernos mais rigorosos de Pernambuco. Já a Secretaria da Mulher promoveu debates a fim de erradicar a violência contra as Mulheres levando a presença da Secretária do Estado por duas vezes em um curto espaço de tempo ao município. A secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo projetos ambientais em escolas e cuida dos animais que são apreendidos quando estão soltos pelas vias públicas.

Na juventude foi possível trabalhar em parcerias com todos os setores e transformou uma Secretaria inativa em um ponto de partida primordial para o futuro de jovens e adolescentes. Por conta disso, a Secretaria recebeu a Comitiva Nacional no Município e desenvolveu uma parceria com os Governos Estadual e Federal onde foi confiada uma vaga ao município no

Comitê Nacional, Buíque hoje ocupa a responsabilidade de gestão regional. E, tudo isso aconteceu através de um planejamento responsável com a Secretaria de Finanças que consegue atender todas as demandas das demais Secretarias viabilizando dessa forma os projetos que são necessários ao desenvolvimento de toda a cidade.

Assim, esse Certificado entregue a comitiva no Hotel Palace de Boa Viagem, em Recife, chegou hoje aos braços de um município que outrora foi castigado pela seca e pelos piores índices do IDH. Agora o desafio é manter a trajetória que marcará a cidade pela competência, confiança e seriedade no que faz.


Informações: Amanda Sampaio - ASCOM
Postagem de: Leonardo Silva

Comentários