Alunos do PIBID Interdisciplinar Buíque, trabalham a obra "Lucíola" do escritor José de Alencar


Com a supervisão da Professora Vivianny Patricy de Almeida Cavalcanti e Coordenação do Professor Austriclínio Bezerra de Andrade Neto, os alunos da AESA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde) Natan, Gabriela, Wellington e Suetônio, apresentaram na tarde deste dia 29/11 a culminância do "Projeto Literário", em parceria com a turma do 2° EG "I" da Esc. Anália Simões (Distrito: São Domingos). Esta atividade formativa tem o apoio importantíssimo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que transforma e forma novos cidadãos em pessoas responsáveis e leitoras, buscando com isso, um mundo melhor.

A obra trabalhada foi "Lucíola" (O anjo pecador), um romance escrito por José de Alencar (Messejana - Ceará) em 1862. Segundo dados do Site Wikipédia: Lucíola é o quinto romance do escritor. Com a publicação de Lucíola, em 1862, inicia Alencar a sua série de "Perfis de Mulher", romances em que estuda caracteres femininos, torturados por contradições e antagonismo psicológicos; fazem parte da série também Diva (1864) e Senhora (1875). Os romances urbanos são os mais lidos até hoje. 



Sinopse: Seduzida ainda jovem por um homem devasso em um momento de dificuldades e revés em que precisava de dinheiro para salvar os familiares doentes, Maria é expulsa de casa pelo próprio pai, trocando então seu nome de Maria da Glória para Lúcia. Lúcia começa a viver como uma prostituta caprichosa, explorando seus ricos amantes, por quem manifesta um claro desprezo. Um dia conhece Paulo da Silva, um jovem pernambucano que chega ao Rio de Janeiro e se apaixona por ela. Esse afeto sincero faz com que a verdadeira natureza de Lúcia venha à tona. E essa luta entre a força regeneradora do amor puro e uma vida de pecados e devassidão que José de Alencar focaliza com muito vigor. Dedicando-se de corpo e alma ao amor de Paulo, que foi capaz de compreender e perdoar seu passado, Lúcia encontra pela primeira vez na vida a tão almejada paz de espírito. Mas, vitimada por uma doença fatal, vem a falecer na flor da idade, cercada pelos carinhos de Paulo, a quem encarrega de cuidar - como pai - de sua irmã mais nova, Ana.


Alguns dias antes os alunos de Licenciatura em Biologia, Letras, Enfermagem (AESA-CESA), Biomedicina da UFPE e  do PIBID, realizaram uma palestra sobre DST's com os alunos do Ensino Médio da Escola Anália Simões. Motivada pela obra de Lucíola, onde a história retrata o sofrimento da protagonista por ter contrariado doenças sexualmente transmissíveis na época. 




















Comentários