ESCRITORA ANGOLANA É SUCESSO NA INGLATERRA


Por Beni Dya Mbaxi

Jovem escritora angolana, Selma Pires, vem ganhando destaque na Inglaterra, Portugal e Brasil com as suas obras literárias. 

Selma Pires é uma escritora, empresária e psicóloga, atualmente radicada em Inglaterra. Mulher multifacetada, divide a sua vida entre os papéis de esposa e mãe de três filhos. Com uma sólida formação em psicologia, Selma tem dedicado grande parte da sua carreira ao bem-estar mental, sendo a mentora do projeto "Mesa das Poderosas". Este projeto, que inclui tertúlias, palestras e eventos, visa aumentar a consciência sobre a saúde mental das mulheres, dos homens, dos casais e das famílias. 

A sua paixão pela escrita levou-a a lançar dois livros, nos quais explora temas profundos e impactantes, refletindo a sua experiência e conhecimento na área da psicologia. Após viver vários anos em Portugal, Selma estabeleceu-se em Inglaterra há mais de uma década, onde continua a expandir os seus horizontes. Recentemente, aventurou-se no mundo da produção cinematográfica, estando atualmente a produzir uma série inspirada no seu último livro, combinando a sua paixão pela escrita com o universo audiovisual. Selma Pires continua a ser uma voz influente e inspiradora, utilizando a sua plataforma para promover a importância da saúde mental e o fortalecimento das relações interpessoais.

Selma Pires é uma pessoa muito intensa, quando põe uma coisa na cabeça aquilo mesmo tem que sair . Independentemente dos percalços que existam no caminho ela consegue fazer isso acontecer . Uma pessoa de coração gigante pois gosta de acolher as pessoas e ajudar no que posso. É mãe de 3 lindas Negravilhosas, Casada e atualmente vive na Inglaterra . 

“Acredito que a arte sempre fez parte da minha vida mesmo de forma indireta e inconsciente, sempre gostei do que é diferente ou do que não era dentro do padrão, e gostava e gosto de ter reuniões comigo mesma do tipo ya isso faz sentido… não isso não faz. Mas em 2015 foi quando esse bichinho da arte fez sentir o seu nome, quando já tinha as minhas duas filhas ahaha a maternidade tem desse super poder consegue nos mostrar caminhos que as vezes pensamos que nunca entraremos . Nasci em Angola no Hospital Ngangula, sou do Maquela do Zombo, minha mãe do Uíge e meu pai de Malanje . Atualmente vivo na Inglaterra mas já vivi em Portugal. Estou a 100% em tudo , momentos diferentes claro pois ninguém consegue dar de si em todos projetos ao mesmo tempo 100%. Eu separo as águas… tem o momento psicóloga então sou apenas a psicóloga. O momento escritora, empresária também. Isso também me ajuda a conseguir concentrar-me de melhor maneira em cada situação. Eu digo que Nzambi fala comigo , aliás a minha mãe sempre disse que tu não vieste para o mundo em vão tu vieste para levantar um império (eu não acreditava até os meus 27 anos) hoje tenho certeza que sim. Então eu observo muito e em todo lado que eu vou eu tento sempre tirar algo de lá. Seja numa conversa com amigos, marido, mãe. Nas consultas de terapia que dou eu gosto de prestar atenção em cada detalhe e daí sentar e deixar-me ser guiada pela voz que habita dentro de mim.  No total tenho 3 livros.  “As Negravilhosas” que fala sobre a importância de validarmos a auto estima infantil e ensinarmos as nossas crianças a amarem o que veem no espelho e a entenderem que ser diferente é normal e bonito , quando falo diferente falo em termos da cor/cabelo porque muitas crianças sentem-se tristes devido a sua cor ser diferente ou devido ao cabelo não ser igual da/o colega. O meu segundo livro “Quando eu olho para mim eu vejo a ti” fala sobre a importância do diálogo entre mães e filhas e filhas entenderem que por trás de uma mãe existe uma pessoa que também tem e teve seus traumas, fala sobre sororidade e a importância de aprendermos a ter conversas difíceis com outras mulheres e que ninguém é inimiga de ninguém . A minha 3 obra  “Se o meu silêncio falasse” que será lançado esse ano, fala sobre a importância de olharmos o homem com mais respeito e não por todos no mesmo saco de os homens são todos iguais , eu gosto de ter a capacidade de mesmo que alguém faça algo de errado , tentar entender do porque que o fez ou o que levou a pessoa a ser ou a ter certos tipos de comportamentos.

Sinto que sou bem recebida em todo lado que vou. Quando estou na Inglaterra sou muito acarinhada, e em Portugal também. O ano passado ao chegar no Brasil fui muito bem recebida também. Acredito que a nossa energia nos apresenta mesmo antes de nós abrirmos a boca.

O maior evento que já realizei foi a Mesa das Poderosas( um evento que eu criei na Quarentena e hoje virou uma das melhores escolhas que fiz na minha trajetória, é um evento que ajuda as mulheres a terem noção da força que tem, aonde juntas que libertamos certos estigmas da sociedade, falamos sobre vários assuntos, como casamento, maternidade, saúde mental entre temas que ainda são tabus para a sociedade que vivemos). Outubro de 2023 realizei a 8 edição em Nottingham e tivemos 46 mulheres , comecei com apenas 14 Mulheres no zoom em 2020, foi mágico e único e esse ano já preparei a 9 edição e já fechamos as vagas e será em Portugal com 3 dias bem intensos.

Primeiramente a minha caminhada é a minha maior inspiração pois sem ela não existiria uma Selma, de seguida o meu marido, minhas filhas pois são tão pequenas mas elas vivem a vida de forma tão pura e por serem ainda pequenas conseguem ver beleza em locais que nós adultos por sabermos como o mundo é, perdemos essa visão muitas vezes. E as pessoas que tenho a minha volta, pois nós somos a soma das pessoas que temos a nossa volta que são os nosso amigos.

A primeira pergunta quem  é a Selma, mas mesmo que eu me apresente acredito que cada um te vê com a lente que tem.” Contou a escritora angolana residente na Inglaterra. 

Comentários