O livro BALUMUKA, de Rúbio Praia é a nossa sugestão de leitura


Por Beni Dya Mbaxi

É um livro de crônicas, com 163 páginas, a 1ª edição foi publicada em Portugal, pela edições Colibri. A obra foi escrita por um jornalista, que nadou bem nas marés da literatura, depois do casamento perfeito, de ser escritor e jornalista, nasceu uma bela obra, por isso, o leitor nem percebe ao desfolhar das páginas e,  quando começa a ler, se depara com  um livro de linguagem simples, embora o autor traz à tona neologismos, gírias e calões frequentes em Angola, digo que dá para perceber perfeitamente as intenções das crônicas, porém, apresentam anatomia da nova Angola, trazendo conhecimento geral; lugares, nomes de pessoas, hábitos e costumes. 

O autor fala dos habituas acontecimentos nas terras de Agostinho Neto e também traz uma visão comparativa com os outros lugares, onde as coisas já estão em melhores direções, mas o que mais ressalta nesta obra, são as problemáticas que a população das zonas suburbanas enfrentam, portanto, aconselho a todos a lerem este livro, que deixou-me pensativo a cada crônica lida. Sabemos que as crônicas têm prazos, mas arrisco aqui dizer que, algumas crônicas presente neste livro ainda estão dentro do prazo do que se vive hoje nesta nova Angola. 

Rúbio Praia nasceu em Angola, no bairro dos Candeeiros, no município do Sambizanga, Luanda, a 5 de Julho de 1983. Jornalista, poeta e prosador publicou os seus primeiros textos no suplemento “Vida Cultural” do Jornal de Angola (2004), depois na Rádio Nacional de Angola e seguidamente na sua coluna semanário “Agora”. 

Arrebatou o “Prêmio Maboque” Jornalista Revelação 2013. Tem escrito para vários órgãos de informação nacionais: Jornal Cultura, Revista África Today, Semanário Sol, Revista Chik Look, Revista Todos (editada pelo FSDA). 

Foi mais uma nossa sugestão de leitura, portanto, voltaremos nas próximas oportunidades com mais uma sugestão. “Quem lê, é um bom emissor”.

Choque Cultural Buíque e Beni Dya Mbaxi

O "Choque Cultural Buíque" é um blog brasileiro dedicado a promover a literatura, cultura e artes em geral. Beni Dya Mbaxi contribui regularmente com dicas de leitura e outros conteúdos literários, ajudando a fomentar a negritude e a diversidade cultural através de suas colaborações. O blog também serve como uma plataforma para destacar obras e autores de várias partes do mundo, criando um espaço de intercâmbio cultural e literário.

Beni Dya Mbaxi é, portanto, um exemplo de jovem escritor que, através de seu talento e dedicação, não apenas contribui para a literatura angolana, mas também promove a cultura africana em uma escala internacional.

Comentários